GABRIELA RECCO
Morro da Fumaça completa nesta terça-feira, 20 de maio, 63 anos de emancipação político-istrativa, e a Cermoful tem caminhado alinhada ao desenvolvimento do município. Em entrevista ao site Morro da Fumaça Notícias, o presidente Rudy Recco, comenta os projetos em implantação da cooperativa e as iniciativas para continuar ofertando energia com qualidade e em quantidade.
Morro da Fumaça Notícias: Como a Cermoful tem contribuído no desenvolvimento de Morro da Fumaça ao longo destes mais de 60 anos?
Rudy Recco: “A história de Morro da Fumaça e da Cermoful caminham juntas desde o início. Temos muito orgulho de fazer parte dessa trajetória de crescimento, e nosso compromisso é continuar contribuindo com o desenvolvimento do município, investindo em tecnologia, atendimento e projetos que melhoram a vida das pessoas”, destaca o presidente da Cermoful, Rudy Recco.
MFN: O crescimento de Morro da Fumaça a por alguns fatores, entre eles o fornecimento de energia elétrica com qualidade e em quantidade. Como a Cermoful tem se preparado para o futuro?
RR: “A capacidade de distribuição de energia foi ampliada com a inauguração, em novembro de 2023, da nova subestação própria da Cermoful. O investimento de quase R$ 30 milhões garante maior segurança, eficiência e possibilidade de expansão do atendimento. Somada à subestação anterior e aos constantes investimentos em redes, inovação e tecnologia, a cooperativa está preparada para acompanhar o ritmo de crescimento do município e da região.
MFN: E como garantir qualidade, quantidade e preço competitivo no fornecimento de energia elétrica?
RR: Ao longo de seis décadas, a Cermoful ampliou sua atuação e consolidou-se como referência em qualidade no fornecimento de energia elétrica e em responsabilidade social. Entre as principais realizações recentes estão a entrada no mercado livre de energia, que possibilitou tarifas mais íveis; a renovação da certificação ISO 9001; a criação da Clínica Cermoful, com mais de 18 mil atendimentos em saúde; além de importantes programas sociais como o Mulheres Cooperativistas, Jovens Cooperativistas, e o Conta em Dia Prêmio na Mão.
MFN: Quais as prioridades da Cermoful para este mandato?
RR: Um dos mais recentes marcos dessa trajetória é a construção da nova sede istrativa da Cermoful, situada no bairro Monte Verde. A obra, aprovada em Assembleia Geral pelos associados em 2024, simboliza a modernização da cooperativa e reafirma seu compromisso com a eficiência no atendimento e com o futuro da cidade. Com localização estratégica, ao lado da nova subestação da cooperativa, a nova estrutura contará com auditório para 150 pessoas — o primeiro do município —, estacionamento coberto e ambientes planejados para ibilidade e localização que facilitem a mobilidade urbana.
MFN: Como a Cermoful tem se aproximado dos associados através de projetos sociais?
RR: A atuação comunitária da cooperativa também se destaca com eventos como a Corrida do Cooperativismo, CooperVerão, Copa de Bocha, Copa de Futebol Suíço e o tradicional eio Ciclístico. Com recursos do Fates (Fundo de Assistência Técnica, Educacional e Social), a Cermoful investe em projetos de entidades locais, promovendo educação, cultura, saúde e esporte. Também realiza campanhas solidárias, ações de sustentabilidade e incentivo à doação de sangue.
MFN: O que o associado pode esperar da Cermoful nos próximos anos?
RR: Projetando o futuro, a Cermoful segue investindo em tecnologia, qualificação técnica, modernização da infraestrutura e na proximidade dos associados. A nova sede, a expansão da capacidade elétrica, os projetos de impacto social e as soluções digitais são demonstrações claras de uma cooperativa que pensa à frente, mas que nunca perde sua essência: estar junto do associado, lado a lado com o desenvolvimento de Morro da Fumaça.
